twitter


Um dos períodos mais interessantes, na minha opinião, foi estudar sobre o movimento renascentista, que alcançou muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes (pintura, escultura e arquitetura), da literatura e das ciências que superou a herança clássica.
Neste período entre 1300 e 1650, o foco dos artistas desloca-se para o passado clássico, buscando influências da grécia e roma antigas, levando a mudanças nos aspectos técnicos e nas temáticas.

O Renascimento caracteriza-se pela racionalidade, dignidade do ser humano, rigor científico e um ideal humanista. Vale ressaltar que a valorização do homem e da natureza que estava em evidência, em oposição ao divino e sobrenatural.

Na pintura:  Perspectiva,  Uso do claro-escuro, Realismo, Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Tanto a pintura como a escultura como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
Surgem artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.

Pintores da época: Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelângelo e Rafael

Características da Arquitetura: Ordens Arquitetônicas, Arcos de Volta-Perfeita, Simplicidade na construção.
Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares)

 Características da Escultura: Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade, Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade, Profundidade e perspectiva, Estudo do corpo e do caráter humano.